Dar livros de presente?!

Livros são sempre bons, isso é fato, mas dar livros de presente é bom?

Nessa época festiva em que todos gostam de dar presentes, o fim do ano, é comum procurar coisas legais para dar aos amigos e familiares, e um livro pode ser uma boa pedida.

Entretanto, algumas vezes, surge a pergunta: Será que a pessoa vai gostar da minha escolha? Esse é um ponto muito importante, pois às vezes temos uma experiência incrível lendo um livro, mas ao recomendar para alguém, a pessoa não tem a mesma opinião. Nesse momento é preciso refletir: “eu gosto desse livro, mas será que o receptor do presente vai gostar também?”

Engana-se também quem pensa que só é vale dar livros que já leu de presente. Na maioria das lojas online e físicas os livros são separados em categorias (mais vendidos, romance, ficção), então é só se aventurar pelas prateleiras e achar um livro de interesse. É possível conversar com vendedores em livrarias também, eles sempre tem uma boa recomendação na manga.

Uma solução interessante para o dilema “será que a pessoa gostará do livro que eu comprei” é o vale livro. Um vale no valor que você escolher na qual a pessoa pode trocar na livraria escolhida ou no site, por um título a escolha dela, reduzindo muito as chances de dar um livro que a pessoa já tem, ou que não seja do interesse dela.

Enfeites de Natal com livros
Enfeites de Natal com livros

Por que presentear com livros?!

Agora que o primeiro problema (Qual livro dar de presente?) já foi solucionado, você pode pensar,” mas por que eu iria dar um livro de presente?”, então resolvi listar alguns motivos: 

A primeira razão para não dar livros de presente é geralmente “a pessoa não gosta de ler”, existem sim pessoas que não gostam, mas é mais comum que as pessoas não tenham o hábito da leitura, e presentear com livros é uma ótima maneira de incentivar as pessoas a se aventurarem pelo mundo literário. Mas é preciso ter bom senso na compra, se a pessoa em questão não é habituada a ler não compre um calhamaço para ela, pois as chances de que ela leia e goste são praticamente nulas.

Livros são presentes duráveis. É muito legal ganhar um chocolate no amigo secreto, mas infelizmente ele acaba rápido, agora os livros não. O que eu estou querendo dizer é que os livros vão proporcionar uma experiência mais duradoura,e após a leitura do título você pode fazer outras coisas com ele como colocar na sua estante, doar, ou trocar por outros, mas a mensagem dele permanecerá.

Livros não são caros! O preço médio de livros dos mais vendidos do Brasil em 2013 ficou em R$27,00 de acordo com o Publish News. Resumindo, há preços para todos os bolsos! Livros estimulam o senso crítico e ampliam a visão de mundo. Todo livro é um mundo novo cheio de ideias, com histórias que podem ser divertidas, assustadoras, engraçadas, angustiantes… Os livros sempre acrescentam algo!

Livros são memoráveis! Muito provavelmente o presenteado lembrará do seu presente por muito tempo, sendo um vale livro ou um título específico a pessoa lembrará do gesto por muito tempo.
Will & Will, John Green
Will & Will, John Green

Indo além dos livros tradicionais

A leitura é toda uma experiência, e com isso os presentes não precisam se limitar ao tradicional livro físico. Aqui vai (outra) lista de possíveis presentes:
  • Luz de leitura.
  • E -books ( geralmente mais baratos que os livros físicos)
  • Edições de colecionador
  • Camisetas, canecas, que remetem a algum livro
  • Funko pop dos personagens ( de um livro que a pessoa goste)
  • E-readers (para aqueles que estão dispostos a gastar um pouco mais em um presente)
E por aí vai, use sua criatividade….

Com amor,
Ana Luiza Martins Cesario

Comentários