Melhores blogs de literatura 2020

Melhores blogs de literatura 2020
Melhores blogs de literatura 2020
Pegue uma pipoca e um suco, pois agora vamos embarcar em uma linda viagem pelo mundo literário em busca dos melhores blogs de literatura disponíveis e ativos em 2020. Vou tentar trazer o máximo de informações possível e também deixar todos os links para contato, para que vocês também possam apreciar esses incríveis conteúdos.

Caso queira, confira a lista atualizada com todos os blogs literários ativos em 2020.

Os blogs ainda não morreram

Praticamente todas as pessoas que são amantes de livros acabam hora ou outra se perguntando “Quais os melhores blogs de literatura?”, seja pra ler a resenha de um livro que já leu ou quer ler, ou apenas para ver outras pessoas que também compartilham o amor pela leitura, e frequentemente também pela escrita.

Reunimos aqui uma lista dos principais blogs de literatura ainda ativos em 2020, dessa maneira você pode se manter antenado nas novidades do setor literário e quem sabe encontrar seu próximo grande amor no mundo da leitura.

Estante Diagonal


Estante Diagonal
Estante Diagonal


Notaram alguma referência seus Potterheads?

"Você deve se perguntar, afinal, por que Estante Diagonal? Bem, eu explico. Como uma boa potterhead, assim que tive a ideia de criar o blog eu sabia que o nome daquilo que eu criaria deveria ter uma marca pessoal, algo que tivesse me marcado durante meus anos de leitura, algo que serviu como um passe de entrada neste mundo. Harry Potter foi responsável pelo fascínio de uma geração de leitores e eu posso dizer com orgulho que eu sou dessa geração. Aquela que cresceu com este universo mágico. Sendo assim, a parte do “Diagonal” remete ao Diagon Alley, ou o nosso Beco Diagonal. Um lugar secreto que guarda uma vasta lista de lugares incríveis e itens mágicos. Estava pronto, o Estante Diagonal tinha nascido. 

O Estante Diagonal foi criado por mim em 2014 com o objetivo de criar uma simples biblioteca virtual. Um lugar onde eu poderia registrar todas as discussões que as leituras me traziam, um lugar que depois de meses, eu poderia voltar para tal livro e reviver a experiência. A ideia foi crescendo e ganhando leitores, de acordo com o feedback que recebíamos o nosso objetivo maior passou a ser compartilhar ideias e opiniões de forma mais ampla, um lugar que poderíamos discutir junto com nossos leitores e demonstrar nossa paixão por histórias e livros. 

É assim que a cada dia o blog vem conquistando um número considerável de leitores e nada me deixa mais satisfeita. Muitos desses leitores se tornaram fiéis e se identificam com o nosso trabalho e dedicação, acompanham nossas redes sociais, interagem e compartilham nosso conteúdo, o que mantem nosso fluxo de visitas constante. Hoje contamos com um grande time de colaboradores e resenhistas e isso conta como um ponto a favor, o nosso gosto diversificado. Cada um de nós se dedica para gêneros literários diferentes, que como consequência, acaba expandindo assim o nosso público. 

Atualmente, o Estante Diagonal tem uma estabilidade de postagens e toda esta interação e reconhecimento dos nossos leitores é o que mantém nosso crescimento e nossa total paixão pelo mundo literário. Nós garantimos compromisso, seriedade e acima de tudo, sinceridade em todo o nosso conteúdo." -Joice Cardoso

Um blog bonito e organizado

A primeira coisa que chama a atenção ao acessar o Estante Diagonal é o layout extremamente limpo e agradável, da pra sentir uma certa paz ao entrar no blog para ler os textos.

Além da Joice Cardoso, criadora do blog, o Estante Diagonal conta com sete colaboradores, sendo eles:
Dessa maneira, o blog possui uma grande quantidade de postagens envolvendo os mais variados temas, incluindo resenhas, entrevistas, filmes, séries e colunas.

Há também um canal no Youtube onde estão disponíveis uma série de conteúdos. Eu particularmente amo ver os vídeos da Joice e apreciar sua linda estante de livros.



Contato: Estante Diagonal

Listas Literárias

Listas Literárias
Listas Literárias

Que tal divulgar o seu trabalho ou fazer uma parceria?

O Blog Listas Literárias foi criado em Dezembro de 2009 e publica conteúdo relacionado a livros e literatura. Neste período já ultrapassamos a marca de 6 Milhões de visitantes, e atualmente recebemos cerca de 65.000 visitas mensais de acordo com o Google Analytics. O blog é editado e administrado pelo Douglas Eralldo, colaborações pontuais da Gi, leitores e autores. Para participar, sugerir ou criar seu conteúdo, veja aqui. Douglas Eralldo, graduado licenciado do curso de Letras – Português e Respectivas Literaturas pela UFPEL, é leitor voraz, lendo cerca de 100 livros por ano. Em 2009 criou o blog Listas Literárias que neste período já alcançou mais de 3,5 milhões de leitores. Também publica contos e artigos na internet e têm publicado os livros Morgan: O Único (Literata 2011) e O Titereiro Dos Mortos (Literata 2013), além de ter participado de antologias e coletâneas de contos, poesias e prefácios de obras. Colabora com jornais locais e regionais e atualmente assina a coluna Contando Histórias no Jornal Destak de Pantano Grande – RS. Na literatura pesquisa e publica artigos na área de critica social e literatura e sociedade. Douglas Eralldo

Alguém falou em divulgação de blogs e livros?

Um diferencial interessante do Blog Listas Literárias é a possibilidade de divulgar o seu livro ou material mediante um acordo ou pagamento de uma determinada taxa. Considerando as dificuldades que os autores encontram no começo de suas carreiras e quão bem consolidado esse blog está em seu nicho, essa pode ser uma grande opção.

O conteúdo do blog também é bastante interessante por trazer livros e matérias não tão comuns. Imagine encontrar uma matérias sobre pessoas do mundo pornô que já escreveram livros? Completamente diferente e gostoso de ler.

Livreando

Livreando
Livreando
O Livreando transborda delicadeza tanto no layout do blog quanto no logotipo da corujinha que adora ler. O blog é administrado pela pedagoga paraense Tâmara Nunes, que é apaixonada por livros, além da colaboração da poetisa Mariane Helena (colunista), da estudante de jornalismo Suene Otoni (resenhista), entre outros especialistas. O Livreando possui diversas dicas, resenhas de livros, entrevistas com nomes marcantes do universo literário, notícias e promoções. O site também possui conteúdos sobre bandas, séries e filmes. Descrição no blog Gênio Criador

Temos aqui um blog literário com várias resenhas de livros não tão famosos, ou best-sellers. Gosto desse tipo de conteúdo já que ajuda a disseminar novos livros, e quem sabe, lançar outras tendências, afinal: literatura não é só Machado de Assis.

O Livreando está à procura de parcerias com Autores, Editoras e Blogs, se você está interessado em ser um parceiro, acesse a página de contato no site.

Pausa Para um Café

Pausa para um café
Pausa para um café

Anna Schermak e um amor por Chuck Palahniuk

De Curitiba para o mundo, o blog da Anna Schermak tem quase 4 anos e fala sobre várias coisas: livros, filmes, crônicas, fotografia, música e receitas. A Anna é apaixonada por livros do Chuck Palahniuk – autor de Clube da Luta – e seu amor está em várias imagens pelo blog.

Anna Schermak, 25 anos, Curitibana e apaixonada por literatura.
Anna Schermak, 25 anos, Curitibana e apaixonada por literatura.

Anna Schermak é formada em MARKETING, atualmente trabalha como Talent Partnerships na BBTV e como Social Media na Agência Digital 8itoBits. É a criadora do Pausa Para um Café, e co-idealizadora do podcast Primeira Regra. Já publicou contos em 3 antologias (Insanas, Sentimentos a Flor da Pele e Névoa).


O Pausa Para Um Café existe há mais de 7 anos e em todo esse período acumulou muitos projetos que nasceram a partir do blog. Hoje o Pausa Para um café é um blog, canal no youtube e podcast voltado para discussões pertinentes a atualidade com a literatura sempre como protagonista. A nossa equipe é formada por pessoas incríveis que gostam de falar daquilo que amam de uma forma responsável e inteligente. Anna Schermak

Eu admito, também gosto do Chuck Palahniuk

Quando me propus a trazer os melhores blogs sobre literatura, eu sabia que minhas paixões e gostos pessoais iam ser correspondidos em algum momento da pesquisa, e aqui isso fica claro. Eu sou um apaixonado por Clube da Luta, provavelmente já li o livro umas 3 ou 4 vezes, então fico bem feliz de ter um amor em comum com a Anna.

Além do blog, ela também possui um canal no YouTube, e olha, ele está dando super certo. Deixo com vocês um vídeo que me toca bastante, que é sobre RPG de mesa, logo eu, o eterno apaixonado por jogos.



Que tal jogar um pouco de RPG?

Nuvem Literária

Nuvem Literária
Nuvem Literária
A Nuvem Literária é um espaço criado em 2013 por Ju Cirqueira para compartilhar o seu amor pelo Universos dos Livros. Atualmente o blog conta com resenhas de livros lidos durante todo esse tempo, ou seja, muito conteúdo, além de um canal no YouTube.



Ju Cirqueira falando sobre os livros de Stephen King

Gostei bastante da organização do site e também da qualidade dos vídeos postados, fica nítido que é um conteúdo produzido com muito carinho para seus seguidores.

Um diferencial da Nuvem Literária é a existência de um Clube do Livro. Com valores a partir de R$29,90, você pode fazer parte de um grupo e compartilhar suas atividades de leitura. Quem sabe esse não era a força que você estava precisando para se dedicar um pouco mais à leitura?

"Às vezes, pensamos que ler é uma atividade solitária, mas o Clube veio para mudar isso. Todos os meses, escolheremos juntos, um livro para ler e compartilhar nossas opiniões e impressões. A parte mais legal é que você terá um espaço exclusivo: um grupo fechado, com pessoas que, assim como você, tem total interesse em dividir e deixar de lado essa ideia de leitura solitária." -Ju Cirqueira

Papo de Autor

Papo de Autor
Papo de Autor
O Papo de Autor surgiu da vontade de uma escritora de compartilhar suas experiências na carreira literária, a fim de ajudar o pessoal que está começando. Hoje o site conta com a participação de mais autores que se uniram à causa, além de convidados especiais. Fala sobre escrita e publicação, mas não se resume a isso. Aqui você também encontra resenhas e entrevistas. É o universo sob a perspectiva dos autores! Papo de Autor

O Papo de Autor conta com uma equipe imensa além de vários programas diferentes. O blog está constantemente procurando novas pessoas para escrever ou para movimentar as redes sociais, então essa pode ser uma possibilidade para você caso ainda não esteja confortável para criar seu próprio blog.

Mundo da Fantasia

Mundo da Fantasia
Mundo da Fantasia
"Adoro livros, cinema, séries, doramas e animes, compartilhar as minhas opiniões e falar sobre todos esses temas. A paixão por livros surgiu desde pequena, sempre fui uma assídua visitante da biblioteca. Desde que vi Naruto que me tornei fã de animes em geral e daí para os doramas foi um salto! Sou subscritora da Netflix e tenho um gato chamado Odie que mimei demais e que, por isso, acha que pode fazer tudo o que bem entende, incluindo roer os meus sapatos e o carregador do meu telemóvel como se fosse um cão." -Sônia

Eu adoro o blog Mundo da Fantasia por um simples motivo: ele é extremamente completo. Podemos encontrar nele textos sobre livros, filmes, mangás, animes, doramas e muitas outras coisas.

Protótipo Literário

Protótipo Literário
Protótipo Literário
É claro que eu não poderia deixar de fora o Protótipo Literário. Criado no início de 2019 por Marcos e Ana Luiza, o blog tem o objetivo de compartilhar resenhas, artigos, poesias e crônicas. O site passa constantemente por atualizações e com certeza tem um longo caminho de crescimento pela frente.

Recentemente começamos a oferecer um espaço para que escritores nacionais possam divulgar seu trabalho, então caso seja um, siga em frente.

Termino por aqui minha lista com os melhores blogs de literatura disponíveis em 2020. Espero que essa lista seja útil para você, e que assim como eu, você se encante com as coisas que irá encontrar.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Comentários