Resenha Szabo - Gino Netto

O escritor Gino Netto, foto por Gilvan Vieira
O escritor Gino Netto, foto por Gilvan Vieira

Szabo, meu primeiro romance policial

Por algum motivo nunca parei para ler um romance policial, não que eu me lembre, mas acredito que Szabo cumpriu sua missão ao me mostrar como obras desse gênero podem ser boas e envolventes.

A leitura fluiu fácil, e me fez viajar do Brasil para a Espanha em pouquíssimo tempo. Talvez por não estar acostumado com esse gênero, me senti um pouco perdido com os lugares e o tempo no início da história, mas logo me acostumei, e mergulhei de cabeça na aventura.

Sinopse: Carlos Marcondes trabalha em Londres como motorista particular, mantendo em segredo seu histórico como membro de uma organização secreta. No entanto, sua ex-chefe precisa que um trabalho seja realizado em segredo e ele é o único em quem ela confia. Para completar, um milionário encarrega Marcondes de prestar serviços de acompanhante para Gigia, uma amiga que chegará durante seus compromissos fora da cidade. A tarefa parece fácil, mas se torna perigosa quando Marcondes e Gigia viajam para Madri e um misterioso assassinato acontece. Enquanto passa por um emaranhado de coincidências, Marcondes descobre que está envolvido em truques maiores do que suas intenções de resolver o problema para sua ex-chefe. Ele precisa desvendar os mistérios por trás dos eventos para provar sua inocência, antes que seja preso por um inspetor da polícia espanhola.


Szabo, Gino Netto
Szabo, Gino Netto


Compre Szabo na Editora Autografia

Sobre o autor

GINO NETTO é um carioca nascido no ano de 1973 sob o signo de virgem e profissional da área de computação. É escritor de blogs e de peças teatrais, estreando em 2019 na empreitada literária com o Thriller Szabo.

Gino encontrou na escrita uma forma de dissipar sua timidez, escrevendo desde os 12 anos peças de teatro para o grupo da igreja da qual foi membro por mais de duas décadas. Leitor de velhas histórias de espionagem e investigações como as encontradas nas obras de seus autores favoritos James Hardley Chase e Jonathan Lattimer, e também das recentes escritas por Garcia-Roza, pelo qual possui admiração, Gino decidiu escrever seu próprio livro a partir de uma ideia que teve durante um jogo de tabuleiro com amigos.

Aluno de oficina de escrita criativa (com Mariana Kiss – autora de ‘Como ser uma mulher solteira’) e de laboratório de roteiros para filmes e séries de TV (com Audemir Leuzinger – autor de longa-metragem para Netflix), atualmente Gino participa de um projeto de roteiro para cinema baseado em uma história inédita de sua autoria. Quando não está escrevendo, Gino está com a família ou assistindo a séries e filmes.

Gino Netto, foto por Gilvan Vieira
Gino Netto, foto por Gilvan Vieira
Site oficial do autor Gino Netto

Fugindo do clichê

Nosso protagonista, Carlos Marcondes foge totalmente aos padrões de personagens que se envolvem em histórias policiais. Suas únicas habilidades especiais são aquelas obtidas no treinamento para fazer parte de uma organização secreta.

Quando um dos membros enfatiza para Marcondes que ele não está em um filme, e que na vida real as pessoas não são tão ruins de mira, ou seja, ele pode morrer se não tomar cuidado. Várias vezes senti um nó na garganta achando que nosso protagonista estaria chegando ao seu fim.

Eu gosto de tecnologia e você?

Durante toda a história fica bastante clara a familiaridade do autor com elementos tecnológicos, usando termos específicos porém de uma maneira que qualquer pessoa consegue entender. Eu como grande amante da tecnologia que sou, me senti muito mais interessado em ler o livro conforme essas coisas foram aparecendo.

Escutas, micro câmeras, invasão de sistemas, tudo isso desvia um pouco a atenção daquela expectativa irreal de troca de tirou e mortes. Acredito que essa combinação foi o que me fez ficar tão animado para seguir com a leitura e devorar o livro tão rápido.

Um futuro best-seller

Se por um lado eu acredito ser impossível prever se um livro será um best-seller um dia ou não, eu me sentiria muito inclinado a apostar que sim caso me perguntassem sobre Szabo.

O livro tem uma trama bem desenvolvida e que não deixa nada desejar quando penso em todos os bons livros que já li. O amor do autor pela escrita fica evidente na qualidade elevada do seu primeiro livro.

Os personagens secundários, Timothy e Gigia, assim como Marcondes, são bem desenvolvidos, e é fácil ter algum tipo de sentimento por eles. Eles realmente fazem a diferença na história com sua personalidade, e isso não é algo que todo escritor consiga fazer.

O que eu não gostei tanto

Apenas duas coisas me incomodaram durante a leitura do livro: os diálogos e marcação do tempo.

No início da história, temos alguns flashbacks para momentos distintos da vida de Marcondes, e em alguns desses, não fica muito claro quando você voltou para o momento presente. Isso foi algo que foi reduzindo de intensidade com o decorrer da história e no final eu já estava conseguindo viajar junto com o livro naturalmente.

Já sobre os diálogos, não é algo tão grave, mas em alguns momentos senti dificuldades em compreendê-los, talvez por quebrarem o padrão. De qualquer modo, assim como os flashbacks, é algo que você logo se acostuma e pode seguir sua leitura tranquilamente.

Ler Szabo vale a pena?

É natural existir uma certa resistência quando aparece um autor novo no mercado, ainda mais aqui no Brasil, onde temos o péssimo costume não valorizar nossos escritores, preferindo ler best-sellers internacionais.

Diante disso tenho que afirmar com firmeza: ler Szabo vale muito a pena. Não só pela valorização da literatura nacional, mas também pela imensa qualidade da história, que cumpre tudo aquilo que o gênero propõe sem se perder em clichês como muitos livros fazem.

Você lentamente vai se sentir absorvido e compelido a desvendar os mistérios envolvendo Marcondes, Gigia, Madrid, um assassinato e a organização secreta para a qual o Marcondes trabalhava. Espero que você dê uma chance para essa linda obra, que pode ser adquirida clicando no link abaixo, para a versão física, ou pela Amazon caso queira a versão digital. O livro faz parte do Kindle Unlimited, então você pode aproveitar para ler sem gastar nada também se já for, ou se tornar assinante.

Szabo, Gino Netto - Editora Autografia

Está sem tempo de ler? Aproveite Szabo em audiobook

Caso esteja sem tempo para realizar a leitura, ou simplesmente prefira o audiobook, temos ótimas notícias para você, Szabo também está disponível no Ubook, basta acessar o link abaixo.

SzaboAudiobook

Carinhosamente
Marcos Mariano




Comentários