TAG: Hábitos Literários

TAG: Hábitos  Literários
TAG: Hábitos  Literários

Quais são seus hábitos literários?

Buscando diversificar um pouco o conteúdo do Protótipo Literário, resolvi responde a uma TAG que encontrei no blog No Conforto dos Livros e achei bastante interessante.

1 - Tem um lugar específico para ler?

Costumo ler bastante no ônibus, sentado sempre que possível no mesmo banco. Quando em casa sempre leio sentado na cama, e normalmente na mesma posição e usando a mesma almofada.

2 - Marcador ou pedaço de papel?

Marcador de páginas, sempre.

3 - Consegue simplesmente parar de ler ou precisa ser depois de um determinado número de páginas ou ao final de um capítulo?

Sempre paro no final de um capítulo e fico extremamente desconfortável quando o livro não tem tantas divisões. Se algum personagem morrer eu faço uma pausa maior pra tomar um fôlego e digerir o que aconteceu.

4 - Como ou bebe enquanto lê?

Raramente, tenho pavor de sujar ou estragar um livro que estou lendo, porque sei que depois disso eu vou simplesmente perder o amor por aquele livro.

5 - Ouve música ou  assiste TV enquanto lê?

Para ser sincero, não ligo minha televisão ha uns quinze anos,  mas as vezes deixo alguma  transmissão de jogos da Twitch.Tv rolando enquanto leio, ou ouço sons de chuva. Mas a preferência real é pelo silêncio

6 - Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

Gosto sempre de ler um livro por vez, todas as vezes que tentei ler mais de um  livro ao mesmo tempo eu acabei abandonando um dos dois, ou os dois.

7 - Ler em casa ou em qualquer lugar?

Consigo ler em casa, no ônibus, num banco de praça. Respeitando sempre minhas manias de sentar no mesmo banco do ônibus ou no mesmo local da praça.

8 - Ler em voz alta ou em silêncio?

Em silêncio.

9 - Costuma espiar o final do livro?

Nunca, o medo de ver alguma coisa que me desanime de ler o livro é grande demais, então o máximo que eu faço o conferir a quantidade de páginas com todo o cuidado do mundo.

10 - Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?

Nada me deixa mais desesperado que um livro com marcas,  então tento sempre manter o mais conservado possível, mesmo que isso signifique muitos cuidados especiais.

11 - Escreve ou faz anotações nos livros?

Nunca, como já disse, eu sinto um certo prazer em manter o livro como novo, então fazer anotações está completamente fora de cogitação.  Mas admito que quando leio no Kindle, eu acabo fazendo várias marcações para ajudar no processo criativo posterior.

Estes são os meus hábitos literários, fique a vontade para responder também.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Comentários