Um ano de blog literário - 55 postagens

Passado, presente e futuro do Protótipo Literário

Um ano de Protótipo Literário
Um ano de Protótipo Literário

Hoje vou fazer uma breve retrospectiva com tudo que rolou aqui no nosso querido blog até o momento e falar um pouco sobre os planos para o futuro. Parando para pensar, parece que uma quantidade de tempo imensa se passou entre a criação do Protótipo Literário e o hoje, mas faz apenas um ano, um ano de muito trabalho, mas ainda assim apenas um ano e estamos bastante felizes com os resultados alcançados até o momento.

Caso você esteja chegando só agora, ou até mesmo se você é alguém próximo que não teve a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido no blog através de resenhas literárias, dicas de leitura e artigos, vou listar todos aqui, espero que aproveite a viagem.

 1 -Ler ouvindo música? Dá certo?!

Lo-fi Spotify
Lo-fi Spotify
Nessa postagem falamos sobre como é possível sim ler ouvindo música além de dar algumas dicas dos melhores tipos de música para ouvir enquanto faz sua leitura sem afetar sua atenção. Uma curiosidade que li uma vez é que um pouco de som costuma ser melhor para a concentração do que o silêncio. Aliás, você sabia que o lo-fi é a música dos Millennials?

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/ler-ouvindo-musica.html

2 - Muito Prazer! Julia!

Muito Prazer! Julia!
Muito Prazer! Julia! 
Em algum momento da jornada em 2019 encontramos a Júlia para nos ajudar no blog com revisões de texto. Nesse texto, a amiga de longa data da Ana Luiza, conta um pouco sobre sua jornada no mundo da leitura e o quanto ela valoriza a leitura.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/prazer-julia.html

3 - Resenha Szabo - Gino Netto


O escritor Gino Netto, foto por Gilvan Vieira
O escritor Gino Netto, foto por Gilvan Vieira

Escrever uma resenha sobre esse livro foi especial em muitos níveis diferentes, várias coisas importantes estavam acontecendo, entre elas o prazer de resenhar um autor nacional com uma obra de altíssima qualidade e a percepção de que o blog estava começando a ter uma certa visibilidade.

Entre as resenhas que escrevi, essa é especial por ser de um livro novo e que acredito profundamente que um dia virá a se tornar um best-seller. Só fico triste de não possuir a cópia física do livro, apenas a digital.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/resenha-szabo-gino-netto.html

4 -24 horas para escolher viver, reflexões sobre o suicídio 

24 horas para escolher viver, Alexia Macedo
24 horas para escolher viver, Alexia Macedo
Nessa jornada de escrever acabamos conhecendo outros escritores também, como foi com a Alexia que escreve os "Delírios Literários". Gostei do estilo da Alexia no blog e acabei resolvendo ler o seu livro que está disponível no Kindle Unlimited.

O livro trata de temas como depressão e suicídio, temas que sem dúvida alguma precisam ser discutidos com mais frequência. Confira minha opinião sobre o livro e quem sabe você também fique encantado com o trabalho dessa incrível escritora.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/24-horas-para-escolher-viver-reflexoes.html

5 - A Mais Nova Contratação do Blog

Julio, o grande apaixonado por cultura nerd
Julio, o grande apaixonado por cultura nerd
O Julio é um amigo de longa data que acabou se envolvendo com o Protótipo Literário. Ele adora falar sobre animes, livros e cultura, nessa postagem ele fala um pouco sobre seus gostos e objetivos. Com certeza vale a leitura.

Link:https://www.prototipoliterario.com/2020/01/a-mais-nova-contratacao-do-blog17.html

6 - Porque os jovens não gostam de ler

O medo de perder alguma coisa nas redes sociais
O medo de perder alguma coisa nas redes sociais

Aqui aproveito para falar um pouco sobre os motivos pelos quais os jovens não gostam de ler e também sobre a acessibilidade: será que as pessoas realmente têm acesso à leitura? Falo um pouquinho sobre "FOMO" (fear of missing out) também, que é o medo de perder alguma coisa nas redes sociais e que faz com que as pessoas fiquem constantemente conectadas na internet, prejudicando suas relações interpessoais.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/por-que-os-jovens-nao-gostam-de-ler.html

7 - 20 livros parecidos com Fallen

Fallen, Lauren Kate
Fallen, Lauren Kate
Considerando o grande sucesso desse livro, resolvemos fazer uma lista com os 20 livros que mais se parecem com Fallen para que os amantes do estilo possam continuar se aventurando pelo mundo da leitura. Curiosamente essa lista é uma das postagens que mais traz novas pessoas ao nosso site, algo que nunca imaginaria quando a publicamos.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/20-livros-parecidos-com-fallen.html

8 - O Apanhador no Campo de Centeio – Resenha


Sinopse: Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?

Demorei muito tempo para encontrar algum livro que fizesse com que O Apanhador no Campo de Centeio deixasse de ser minha comparação para a qualidade de uma obra literária. Após terminar essa leitura eu me pegava constantemente pensando: "Por que sempre estamos esperando que alguma coisa incrível aconteça?"

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/o-apanhador-no-campo-de-centeio-resenha.html

9 - Factotum, Charles Bukowski – Resenha

Factotum, Charles Bukowski
Factotum, Charles Bukowski
Sinopse: Em Factótum, segundo romance de Charles Bukowski, publicado em 1975, encontramos mais uma vez Henry Chinaski, alter ego do autor, protagonista de vários dos seus livros e um dos mais célebres anti-heróis da literatura americana. Durante a Segunda Guerra Mundial, o loser Henry (que reaparece mais tarde em Misto-quente) é considerado “inapto para o serviço militar” e não consegue entrar para o exército. Assim, enquanto os Estados Unidos se unem em torno da guerra e os homens alistados são vistos como heróis, Chinaski, sem emprego, sem profissão nem perspectiva, cruza o país, arranjando bicos e trampos, fazendo de tudo um pouco – daí o nome do livro –, na tentativa de subsistir com empregos que não se interponham entre ele e seu grande amor: escrever.

Factótum e um livro que me faz pensar sobre quantas merdas podem acontecer na vida de uma pessoa. A metáfora final mostrando um Henry incapaz de sentir prazer depois de tudo que passou enquanto tentava simplesmente sobreviver me faz refletir sobre a vida pode ser maldosa às vezes.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/factotum-charles-bukowski-resenha.html

10 - Misto-Quente Charles Bukowski - Resenha

Misto-Quente, Charles Bukowski
Misto-Quente, Charles Bukowski
Sinopse: Para Henry Chinaski -protagonista desta obra-, o que pode ser pior do que crescer nos Estados Unidos da recessão pós-1929 é ser pobre, de origem alemã, ter muitas espinhas, um pai autoritário beirando a psicopatia, uma mãe passiva e ignorante, nenhuma namorada e, pela frente, apenas a perspectiva de servir de mão de obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas.

Como diz o prefácio, quem não leu Misto-Quente, não leu Bukowski, e quando você ler esse livro, você vai entender exatamente porque essa fala não é exagerada. Após ler Misto-Quente, toda uma nova luz cairá sobre as obras de Bukowski e você entenderá tão bem o seu amor por esses personagens marginais, que será impossível se livrar dele.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/resenha-de-misto-quente-charles-bukowski.html

11 - Cupom Literatour - 12% de desconto

Literatour, um novo clube literário
Literatour, um novo clube literário
Recentemente foi feita uma parceria entre o Protótipo Literário e o Literatour, já que ambos tem um objetivo em comum: democratizar o acesso à leitura. Eles através de um serviço de assinatura de livros, e nós através de informações e promoções.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/cupom-literatour-12-de-desconto.html

12 - Todas as obras de Machado de Assis com links para download

Todas as Obras de Machado de Assis
Todas as Obras de Machado de Assis
Sua extensa obra constitui-se de dez romances além de duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Nessa postagem listamos aqui no Protótipo Literário, seus dez romances em ordem cronológica para aqueles que vierem a se interessar, juntamente com o link para download, já que essas obras caíram em domínio público.

Link: https://www.prototipoliterario.com/2020/01/obras-de-machado-de-assis.html

13 - Como ler vários livros sem gastar dinheiro

Escolhendo livros em uma biblioteca no Japão
Escolhendo livros em uma biblioteca no Japão
O acesso à leitura muitas vezes é dificultado pelo elevado preço dos livros e pela grande falta de informação sobre as diversas maneiras de se ler gastando pouco, ou em alguns casos, sem gastar absolutamente nada.

Nessa postagem tento oferecer diversos métodos pelos quais você pode ler sem gastar absolutamente nada ou gastando muito pouco.

14 - Talvez Charles Bukowski seja louco

Charles Bukowski – Escrever para não enlouquecer
Charles Bukowski – Escrever para não enlouquecer
Quando penso em Charles Bukowski e me lembro de todos os livros que já li para não enlouquecer, e também das vezes que escrevi para não enlouquecer, vejo que não há um título melhor para uma postagem com todos os livros desse velho safado que só pensava em mulheres e bebidas.

Sendo Charles Bukowski meu escritor favorito (tá bom, o John Green também é legal), me vejo na obrigação de trazer aqui todas as suas obras, que eu ainda não acabei de ler, com algumas pequenas opiniões naquelas que eu já tive a oportunidade de me aventurar.
O que fazer com os livros que já li?
O que fazer com os livros que já li?
Nas minhas longas horas de pesquisa para encontrar um clube de assinatura de livros que caiba no bolso, me deparei com o Literatour e sua proposta inovadora: oferecer uma caixinha por um preço super acessível e com livros usados/semi-novos.

O literatur se compromete a enviar livros em bom estado em todas as suas caixinhas, além de alguns mimos como ocorre com a maioria dos clubes de leitura, como marca páginas, cartões postais e bottoms.

16 - A Menina que Roubava Livros, um livro apaixonante

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak
A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak
Alguns livros parecem feitos para serem lidos com uma certa ansiedade de se chegar ao final, livros que quando concluídos te deixam com um sentimento de satisfação no peito por tê-los terminado.

A Menina que Roubava Livros com toda certeza não é um desses livros, não porque a história é incompleta, ou não tenha um final satisfatório, mas sim por ser impossível terminá-lo e não se sentir incompleto por uma obra tão i8ncrível ter chegado ao fim. 

17 - Melhores blogs de literatura 2020

Melhores blogs de literatura de 2020
Melhores blogs de literatura de 2020
Pegue uma pipoca e um suco, pois agora vamos embarcar em uma linda viagem pelo mundo literário em busca dos melhores blogs de literatura disponíveis e ativos em 2020. Vou tentar trazer o máximo de informações possível e também deixar todos os links para contato, para que vocês também possam apreciar esses incríveis conteúdos.

18 - O lado bom da vida- Resenha

O lado bom da vida
O lado bom da vida
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”. Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil que ter razão” e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.
O lado bom da vida é um livro bem famoso (com um filme famoso também), baseado nisso resolvi fazer uma resenha diferente. O foco vão ser dois coadjuvantes que interferem o tempo todo na vida de Pat, seus pais.
A culpa é das estrelas, John Green
A culpa é das estrelas, John Green
Sinopse: Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia , ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.
A culpa é das estrelas é um livro maravilhoso. Repleto de amor e emoção, a história de Hazel e Gus nos deixa com gostinho de “quero mais”. Então aqui estão sugestões de livros parecidos com o clássico do John Green, A culpa é das estrelas. 

Booktube
Booktube
Olá, com base no nosso público, posso supor que você, leitor, é jovem e provavelmente conhece o youtube, não é mesmo?! Mas e o booktube?!

Se não conhece o youtube, eu apresento: é a maior plataforma de vídeos online e lá você encontra todo tipo de conteúdo. Desde como fazer coisas da vida adulta, “como abrir uma conta no banco” (longe de mim pesquisar isso), até filmes inteiros. E porque não existiriam pessoas falando de livros?
Dar livros de presente é bom?
Dar livros de presente é bom?
Engana-se também quem pensa que só é vale dar livros que já leu de presente. Na maioria das lojas online e físicas os livros são separados em categorias (mais vendidos, romance, ficção), então é só se aventurar pelas prateleiras e achar um livro de interesse. É possível conversar com vendedores em livrarias também, eles sempre tem uma boa recomendação na manga.
Cabine Literária
Cabine Literária
Conheça a cabine literária e tenha uma opção de local para doar e descobrir novos títulos. É muito comum (para leitores*) comprar livros e deixa-los anos encostados na estante até serem abertos. Ou então começar um livro e abandona-lo na estante. “Só comprei porque estava barato!” “Comecei a ler e não gostei!”

*São considerados leitores, aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos 3 meses, seja inteiro ou em partes, de acordo com um critério internacional, segundo artigo da gráfica Forma Certa.

23 - Resenha Extraordinário

Ana lendo Extraordinário
Ana lendo Extraordinário
Sinpose: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
O fato de praticamente todos os personagens escreverem seus próprios capítulos é um diferencial e tanto, assim você se apaixona por todos eles. Mas além disso, acrescenta uma camada mais profunda a história, na qual você sabe os dois lados da situação. É possível julgar uma mãe como “errada” quando ela está fazendo o que é melhor para o seu filho?

24 - Anna e o beijo francês – Resenha

Anna e o beijo francês
Anna e o beijo francês
Sinopse: Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs — ou qualquer nome que eles dão a estes — em cada esquina… Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo.” Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada… Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? Stephanie Perkins escreveu um romance de estreia divertido, com personagens espirituosos que garantem dedos formigando e corações derretendo. 

A primeira coisa que eu pensei, já nas primeiras páginas foi “nossa, a Anna é muito reclamona, quem é que não quer morar em Paris?!” mas foi só entender os motivos dela que eu mudei completamente de ideia. Anna está sozinha, em um país estranho que ela não fala nada da língua, é, deve ser muito assustador. Com o tempo Anna faz amigos e a ideia de viver fora já não parece mais tão assustadora. 

Destinada a Lorde Peter
Destinada a Lorde Peter
Quando lemos um livro como Destina a Lorde Peter e gostamos muitos, o mais natural é procurar algum livro parecido para fazer a leitura. Reuni aqui uma lista com vinte livros parecidos com Destinada a Lorde Peter para que você se divirta. Espero que aproveite esses autores parecidos com Jéssica Macedo. 

26 - 20 livros parecidos com Refém da Noite 

Refém da Noite
Refém da Noite
Quando lemos um livro como Refém da Noite e gostamos muitos, o mais natural é procurar algum livro parecido para fazer a leitura. Reuni aqui uma lista com vinte livros parecidos com Refém da Noite para que você se divirta. Espero que aproveite esses autores parecidos com Thais Lopes. 

27 - Perdida – Resenha 

Perdida, Carina Rissi
Perdida, Carina Rissi
Sinopse: Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos.
Eleanor & Park
Eleanor & Park
Sinopse: ‘Eleanor & Park’ é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e ‘grandes’, é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo
A rainha da fofoca
A rainha da fofoca
Sinopse: Com mais de meio milhão de livros vendidos no país, Meg Cabot é a rainha pop das adolescentes. Seguindo o estilo de Todo garoto tem, A RAINHA DA FOFOCA é um “Meg para maiores”. Com o bom humor de sempre, a autora capricha no tempero ao contar a trama de Lizzie Nichols, uma jovem recém-formada com um grande problema: não consegue ficar de boca fechada. Depois da formatura, parece que tudo vai entrar nos eixos para Lizzie. Quando pegar o diploma ela estará livre para férias merecidas ao lado do namorado inglês — em Londres, é claro. Mas as coisas não saem como planejadas. Lizzie descobre que ainda tem uma monografia pela frente e quando desce em solo britânico percebe que o namorado não é exatamente como ela lembrava — e daí que eles se conheceram há apenas 3 meses? Mas isso não é tudo. Mesmo em terras estrangeiras, Lizzie continua com o hábito de não ficar de boca fechada e se mete em confusão. Agora ela está presa em um país estranho com uma passagem que não pode ser trocada nem ressarcida. Para sua sorte, existe Shari, sua melhor amiga, que a convida para ir para a França, onde está trabalhando com o namorado, Chaz, ajudando na organização de casamentos em um castelo do século XVIII. Lizzie não perde tempo. Embarca em um trem a caminho de Souillac, já sonhando com um belo entardecer no lindíssimo Château Mirac, que a propósito é propriedade de Jean-Luc, amigo de Chaz e um gato. Mas lá, graças a sua incrível habilidade de não fechar a boca, Lizzie apronta novamente. Assim que a primeira rolha de champanhe estoura, o dono da casa já a odeia e a noiva está em lágrimas. Para completar, como se tudo já não estivesse bem ruim, seu ex-namorado, Andrew, aparece em busca de um “ponto final” no relacionamento (ou pelo menos de um empréstimo), ameaçando estragar tudo, inclusive a chance de Lizzie encontrar um amor de verdade... A menos que ela consiga descobrir um jeito de usar sua boca grande para salvar o dia. 
Mil beijos de garoto
Mil beijos de garoto
Sinopse: Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.

Este romance, finalista do Goodreads Choice Awards 2016, marca a estreia da adorada escritora Tillie Cole na ficção young adult. É também seu primeiro livro publicado no Brasil.
Livros mais vendidos de 2019
Livros mais vendidos de 2019
Com certeza você já se fez essa pergunta caso seja um leitor que está sempre buscando coisas novas para ler e ama encher sua estante de livros (olha, eu recomendo que você coloque os seus livros para circular quando conseguir). Pensando exatamente nesse tema – os livros mais vendidos em 2019 – resolvi fazer uma lista com informações sobre os livros para te ajudar a decidir de maneira rápida quais livros deseja adquirir. 

O Sol também é uma estrela
O Sol também é uma estrela
Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história. Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois. O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

33 - Tartarugas até lá embaixo, John Green - Resenha

Tartarugas até lá embaixo, John Green
Tartarugas até lá embaixo, John Green
Sinopse: Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas , lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo . 

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.

34 - “Quero ler, mas não tenho tempo, o que eu faço?”

Como ler mais?
Como ler mais?
A leitura é um hábito, e só conseguimos transformar algo em uma rotina através da repetição. Então para ler mais é preciso apenas ler!  Mas existe uma série de fatores que nos impede de “apenas ler”. Nem sempre é possível levar um livro na bolsa, não dá para ler em qualquer lugar, etc. 

Aqui vão algumas dicas, e meios de contornar desculpas que nós mesmos inventamos.

35 - O projeto Rosie - Resenha

O projeto Rosie
O projeto Rosie
Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

36 - Maratona literária de verão 2020

Maratona literária de verão 2020
Maratona literária de verão 2020
Vocês já conhecem a maratona literária de verão? É um desafio para ler mais durante um tempinho, duas semanas, criado pelo Victor do canal Geek Freak. O tema deste ano são coisas místicas! As cartas criadas estão incríveis e a maratona começa oficialmente dia 11 de Janeiro.

Devo avisar que todo ano (desde uns 2 anos atrás), eu falo que vou participar mas nunca participo de verdade. MAS ESSE ANO ISSO VAI ACONTECER, FINALMENTE!
O Conto da Aia
O Conto da Aia
Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.
Como ler 12 livros em um ano
Como ler 12 livros em um ano
Criado pela TAG - Experiências Literárias, o aplicativo Cabeceira tem o objetivo de auxiliar aqueles que querem retomar ou manter o hábito da leitura. O aplicativo é capaz de organizar seus livros, calcular o tempo de leitura e te ajudar a descobrir novos livros

39 - Quais são seus hábitos literários?

TAG - Habitos literários
TAG - Habitos literários
Buscando diversificar um pouco o conteúdo do Protótipo Literário, resolvi responde a uma TAG que encontrei no blog No Conforto dos Livros e achei bastante interessante.

40 - Resenha - Minha Vida Fora de Série 4


Sinopse: Após um traumático término de namoro, Rodrigo e Priscila seguem seus caminhos separadamente. Enquanto ela parte rumo à Nova York para tentar uma nova vida, Rodrigo quer esquecer tudo que passou e viaja para o Canadá, onde encontra os irmãos. Mas algumas lembranças são difíceis de apagar, e deixá-las para trás é muito mais complicado do que ele poderia imaginar. Será que novos amores teriam o poder de curar seu coração? Ou ele precisa confrontar de vez o passado para finalmente se libertar? Descubra nesta nova e emocionante temporada de Minha vida fora de série. 

41 - Todos os livros de John Green

Quem é você, Alasca?
Quem é você, Alasca?
Acredito que seja bastante comum o leitor jovem ter o primeiro contato com a leitura através de livros do John Green. A maneira que o autor escreve e os temas tratados nos livros do estilo jovem-adulto são ótimo para prender a atenção e despertar a curiosidade, além de nos levar a diversas reflexões.

Vou listar aqui todos os livros de John Green na ordem em que foram lançados, deixando uma breve opinião sobre os que eu tiver algo relevante a dizer. Deixarei também a avaliação do livro no Skoob, algo que se você não conhece com certeza deveria conhecer.
Harry Potter
Harry Potter
Trago aqui algumas coleções de livros parecidos com Harry Potter que acredito ser de grande valor para quem já leu toda a coleção e deseja continuar sua viagem por mundos mágicos e encantadores. Espero que gostem dessas sugestões de livros, não há maneira melhor do que ler livros parecidos com os que já gostamos para viajarmos no Universo da leitura.
As duas vidas de Audrey Rose
As duas vidas de Audrey Rose
Sinopse: Janice e Bill Templeton são um casal que vive feliz com sua filha única, a bem-comportada pré-adolescente Ivy. Essa imagem de família feliz começa a ser decomposta com a chegada do estranho Elliot Hoover. Depois de suspeitas de que ele pretende molestar Ivy, Hoover tenta convencer aos pais que seu interesse (quase uma obsessão) pela garota é apenas paternal. Para ele, a menina é a reencarnação de sua filha, falecida em um terrível acidente, quando ela ficou presa no automóvel e morreu entre as chamas. Coisas estranhas começam a acontecer a partir desse momento e a vida de Bill e Janice com sua Ivy jamais voltará a ser como antes.

44 - Livros que eu quero ler em 2020

Sapiens - Uma breve história da humanidade
Sapiens - Uma breve história da humanidade
Eu definitivamente não sou o tipo de pessoa que faz promessas de ano novo ou tem uma listinha de coisas para fazer em 2020, quer dizer, eu tenho uma listinha de livros que eu quero ler em 2020 e vou compartilhar com vocês.

45 - Resenha Marina, Carlos Ruiz Zafón

Marina, Carlos Ruiz Zafón 1999
Marina, Carlos Ruiz Zafón 1999
Sinopse: Em maio de 1980, desapareci do mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoa. O policial me abordou com um ar de romance de terror. Perguntou se meu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta.

46 - Sete livros para ler nas férias

Livros para ler nas férias
Livros para ler nas férias
Férias é um momento de relaxar, viajar, fazer as coisas que você ama, e também, momento para ler um livro que te faça relaxar. Assim além de exercitar o intelecto você ainda tem oportunidade de viver a história de alguém.

Pensando nisso, vou deixar aqui uma lista de livros para você ler nas férias e voltar ao trabalho com toda a energia do mundo, se é que isso é possível. Eu fiz isso nas minhas últimas férias e foi essencial para o meu equilíbrio emocional.

47 - Resenha completa da série Artemis Fowl


Resenha completa da série Artemis Fowl
Resenha completa da série Artemis Fowl
Artemis Fowl é uma série de livros escrita pelo irlandês Eoin Colfer, mais um livro complemento chamado “Arquivo Artemis Fowl”. Artemis Fowl é um misto de policial, ação e fantasia.

Fiquei encantada ao ler essa saga e admirada pelo fato de a mesma não ter mais visibilidade. Recomendo a leitura de Artemis Fowl à todos que se dispõem a ler séries com mais de três livros. E mais, no momento estou à espera do lançamento do filme Artemis Fowl: O Mundo Secreto, com grandes expectativas. Aguardemos até maio e volto para falar sobre minhas impressões à respeito.

Sinopse: A história conta a vida de Artemis Fowl, um garoto de 12 anos, único herdeiro da família Fowl, que tem o maior Q.I. da Europa e uma frieza perceptível. Ele usa essa inteligência fora do comum para fins pouco nobres. 

48 - 23 frases de Charles Bukowski 

Charles Bukowski - Foto: Revista Bula
Charles Bukowski - Foto: Revista Bula
As melhores frases de Charles Bukowski coletadas de vários momentos da sua vida e sua obra.

49 - Por que eu leio? Os livros e a dor

Por que eu leio? Os livros e a dor
Por que eu leio? Os livros e a dor
Apesar de escrever um blog literário, eu nem sempre fui um leitor voraz, na verdade, meu início no mundo da leitura foi bem tardio, por volta dos 16 anos. Lembro como se fosse hoje de trocar Crepúsculo pelo livro O Segredo com a minha irmã, uma das decisões que mais mudaram minha vida até hoje

50 - Desenvolvendo o gosto pela leitura

Que tal se tornar um leitor?
Que tal se tornar um leitor?
O problema é sempre o mesmo, o culto ao papel impresso, a ideia besta de que o livro não pode ser fonte de lazer e distração, e isso começa já na escola, onde nos empurram goela abaixo os clássicos brasileiros, estendendo assim nosso preconceito à literatura brasileira, como se toda a nossa literatura fosse resumida aos clássicos que sofremos para ler no ensino médio, e dessa forma as pessoas seguem torcendo o nariz quando indico um livro de autoria nacional.

Vamos então tentar desenrolar essa história, para o bem daqueles que tentam e não conseguem adquirir o delicioso hábito da leitura. Vou indicar aqui algumas coleções e títulos que penso eu, ajudarão um pouco nessa busca.

51 - Os Jovens de Hoje em dia

Os Jovens de Hoje em dia
Os Jovens de Hoje em dia
Ouvir a expressão “jovens de hoje em dia” é muito comum e sempre, sempre é algo pejorativo. É como se a juventude fosse sinônimo de baderna e todas as coisas que você não quer em alguém. Mas afinal, o que é ser um jovem de hoje em dia?

A palavra juventude têm vários significados e um deles, do dicio é “estado de uma pessoa jovem”. Parece bobo, mas ser jovem não se resume a idade, ser jovem é estar aberto a novas possibilidades, é tomar atitudes sem uma certeza do que vai acontecer, é seguir seus sonhos. Claro que eu não estou falando para você abandonar seu emprego ou coisa assim, mas se você quiser…

52 - Como a leitura e a escrita mudaram minha vida

Como a leitura e a escrita mudaram minha vida
Como a leitura e a escrita mudaram minha vida
Provavelmente vou parecer um velho que retornou da guerra compartilhando suas aventuras, mas acho extremamente importante e interessante que meu primeiro texto por aqui seja contando sobre esse lindo triângulo amoroso: Marcos, leitura e escrita.

Neste texto quero conseguir mostrar a beleza da escrita e da leitura na minha vida, ao mesmo tempo que motivo vocês a começarem suas próprias jornadas. Peguem um suco e aproveitem a viagem.

53 - Lançamentos Companhia das Letras 2020

Companhia das Letras
Companhia das Letras
A Companhia das Letras valoriza a importância da diversidade e acredita no seu papel como uma editora mais plural e inclusiva.

Seus 200 funcionários trabalham divididos em dez departamentos a fim de garantir a publicação de cada um de seus livros sem perder de vista a ênfase na imaginação, na qualidade e na experiência de leitura característica de cada título.

O grupo conta com diversos selos e um incrível programa de parcerias do qual nosso blog literário um dia fará parte. Hoje gostaria de apresentar a vocês os principais lançamentos da Companhia das Letras em 2020.

54 - 3 livros de autoajuda que não são uma bosta

Solução band-aid
Solução band-aid
Maioria dos livros de autoajuda que eu já li, e olha que eu já passei por muitos, acabam se perdendo numa masturbação mental sem fim onde o autor tenta fazer você acreditar que a vida pode ser maravilhosa e que nada de ruim vai acontecer com você, jamais.

Não preciso nem dizer que isso é um sonho que nunca vai se concretizar. Pensando nisso, e também no momento de fragilidade que estamos vivendo com o Coronavírus, resolvi apresentar três livros de autoajuda que na minha opinião não fazem parte de toda essa masturbação mental que nos lança em padrões de vida muitas vezes inalcançáveis.

55 - Livros da minha infância e a quarentena

Ana Luiza lendo
Ana Luiza lendo
Meus pais foram os primeiros a incentivar me incentivar a ler e gibis da Turma da Mônica eram (e ainda são) sempre bem vindos, aqueles conjuntos de 10 livros e um CD-ROM eram um verdadeiro paraíso para mim. A coleção "Fazendinha" ficou guardada no meu coração, mesmo que os livros tenham se perdido ao longo do tempo. Ainda lembro o nome de quase todos personagens.

A leitura me trouxe amigos de contextos que eu nem imaginava como o Marcos, que só fomos perceber que o nosso interesse pela leitura era comum depois de muito tempo, e resolvemos fazer algo a respeito.

O futuro do blog

Acredito que com o crescimento do blog a tendência seja num futuro bem próximo iniciar a produção de conteúdo para o YouTube, ou seja, converter o blog em um vlog. Antes disso temos uma meta de público para bater nos próximos meses, mas mesmo assim espere um canal do Protótipo Literário ainda esse ano.

Ohando para para trás parece que essas 55 postagens foram muito mais, já que tudo isso levou tempo e envolveu o trabalho de várias pessoas. Nossas expectativas para o futuro são as melhores possíveis, então continues acompanhando nosso trabalho, esse blog é um sonho que com toda certeza será realizado.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Comentários

Postar um comentário