Winnieteca - O tinder dos livros

Winnieteca, um projeto antirraccista para conectar as pessoas através dos livros

Winnieteca
Winnieteca
“Tá todo mundo preocupado com o racismo, mas são poucas pessoas que têm ações para combatê-lo”. - Winnie Bueno

A Winnieteca é um projeto que visa promover o acesso aos livros à leitura entre as pessoas negras. Quando falamos que não basta não ser racista, você precisa ser antirracista, é disso que estamos falando. Hoje quero mostrar um pouco sobre como funciona o "Tinder dos livros",  como a iniciativa é carinhosamente chamada.
Questionamentos como os do tweet acima, podem ser respondidos de maneira simples: A Winnieteca não é um projeto de caridade, mas sim de combate a desigualdade racial. E esse talvez seja o ponto mais importante de todo o projeto: é uma atitude antirracista, e eu como negro não tenho como não apoiar.

Seguindo o que está explicado nesse thread vou mostrar aqui como participar caso precise de um livro ou possa doar.

1 - Concorde com os termos

2 - Dizer se quer pedir ou doar um livro

3 - Forneça as informações

4 - Informações finais

5 - Aguarde a conexão

É legal refletir como esse projeto se diferencia de uma doação de livros comum. Você não está simplesmente doando um livro que não serve mais para você, você está doando exatamente o livro que a pessoa precisa, ou na outra ponta da relação, recebendo o livro que precisa.

Em um país onde o racismo estrutural é extremamente violento uma iniciativa como essa tem um valor imensurável e pode sim abalar essas estruturas. Basicamente nos tempos de hoje, não basta não ser racista, você precisa ser antirracista. Se você for branco ou branca, seria melhor nem opinar, aqui não é seu local de fala, e nós negros ficaríamos agradecidos se vocês simplesmente respeitassem, você já tem acesso a tudo.

Carinhosamente
Marcos Mariano

Comentários